8/3/2017

Quem é você Enfermeira? E o que te move SER?

Dedicado às profissionais de Enfermagem. Escrito no feminino, onde o masculino se inclui.

Queridas colegas de profissão e vida!

Tome posse! Essa profissão é sua e você é da profissão. Você não está na profissão, você é a profissão!

Este lugar é seu, ocupe-o!
Reconheça-se na sua colega enfermeira. Quando nos reconhecemos nas outras colegas, somos como as outras. Não somos um aparte, somos uma profissão!
Para mudar a realidade de opressão que a maioria de nós, enfermeiras e técnicos de enfermagem, passamos na profissão, precisamos cuidar de nós mesmas!

Buscar em nós a assistência, a intervenção e a cura. A força está exatamente em sentir o que proporcionamos ao outro através do trabalho! Sentir a enfermagem pelo cuidado a mim mesma.

Se estiver grávida, faça pré-natal com uma enfermeira obstétrica e se permita parir com uma. Se tens uma ferida, procure uma enfermeira dermatologista para cuidar de você. Se é prevenção o que procuras, busca uma enfermeira de família e comunidade. Há uma enfermeira para cada necessidade sua: porque a enfermagem é plena, versátil, criativa e única!

Sendo assim, precisamos nos nutrir de nós mesmas e fortalecer o SER ENFERMAGEM, para em seguida ser com as outras categorias, sem ocupar o lugar do outro porque tomamos posse do nosso lugar. Mas também sem permitirmos que nosso espaço seja ocupado por outra profissão: este é o segredo para um trabalho em equipe!

Temos identidade, unidade e autenticidade. Se tivermos fortes e claramente delimitados estes três princípios, não será necessário competir, porque há espaço para todos! Mas como fazer isso?

Identidade: alcançaremos com o Coren forte e representativo. É na legislação e na regulação que dissemos: Eu sou! Nós não somos a negativa do outro.

Unidade: a gente consegue se associando, se sindicalizando e fortalecendo-se como coletivo.

Autenticidade: porque o trabalho que realizamos é nosso EM FAVOR DO OUTRO. Produzimos esse cuidado: só nós fazemos assim!

Waglânia Freitas
Enfermeira/Docente/Parteira profissional