8/2/2017

Nota Oficial Sindep - 001/2017



Sobre recente publicação nas redes sociais de postagem relativa à sentença da Vara do Trabalho de Patos em favor do Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba - SINDEP, contra o Hospital Distrital de Taperoá e Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho, a diretoria vem a público prestar esclarecimentos adicionais a seus associados.

A Ação Civil Coletiva ajuizada contra o Instituto Gerir - organização social responsável pela gestão administrativa do Hospital Distrital de Taperoá e Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho, visava basicamente:

◆ Estabelecer a legitimidade do SINDEP como fiel representante da categoria dos enfermeiros profissionais do Estado da Paraíba.

◆ Tornar público o descumprimento, por parte dos hospitais, da obrigação de pagar o adicional noturno sobre as horas laboradas após às 5h, em prorrogação irregular da jornada noturna.

◆ Pedir em juízo que fosse determinado ao réu, a regularização imediata do pagamento do adicional noturno, sendo garantida a incorporação e seus reflexos, assim como o pagamento do retroativo destas parcelas não-pagas a cada um dos enfermeiros que tiveram o direito violado.

◆ Reconhecer a inexistência de instrumento de norma coletiva válido a dar amparo à jornada de trabalho no regime de 12 por 36. O que, por sua vez, autorizaria o reconhecimento do labor, após a oitava hora diária ou a quadragésima quarta hora semanal dos enfermeiros empregados do réu, como sendo em horas extras.

◆ Solicitar que a justiça reconhecesse como ilegal, portanto, a jornada de 12 por 36 e a condenação do réu ao pagamento das horas extras de todo o pacto laboral dos enfermeiros, além de sua incorporação e os reflexos sobre 13° salários, férias mais adicional de 1/3, repouso semanal remunerado, FGTS e contribuição previdenciária.

A despeito das cobranças realizadas por alguns profissionais - ansiosos pelo reconhecimento de seus esforços na justa demanda por aumento salarial para a categoria - o Sindep reitera que cada uma das nossas reivindicações com esta ação coletiva foi plenamente atendida pela Vara do Trabalho de Patos em sua sentença: vencemos todos. Logramos êxito em uma batalha que nos garantiu, inclusive, a representatividade que agora nos permitirá lutar por muitos mais direitos a qual fazemos jus. A partir desta vitória, o Sindep estabelece um marco na relação entre os enfermeiros do Estado da Paraíba e os demais empregadores da região, zelando para que se cumpra integralmente a lei e se garanta a aplicação justa das normas acordadas em instrumentos coletivos firmados por nós.

Continuamos na luta.

SINDEP

Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba

Praça da Independência, 18. Empresarial Independência. Sala 312. 3º Andar

Centro - João Pessoa - Paraíba - CEP: 58.020-544

Telefone:
(083)3241-1022

Email:
sindicatoenfermeiros@hotmail.com