28/6/2016

II CONCE - Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros

O CONCE é promovido pela Federação Nacional dos Enfermeiros FNE e tratará do tema “Desenvolvimento econômico e seus reflexos na valorização da enfermagem no mercado de trabalho” A motivação da FNE em organizar este congresso, partiu da questão de tratar-se de uma entidade sindical de segundo grau, constituída para fins de estudo, organização, coordenação, defesa e representação legal dos Sindicatos de Enfermeiros a ela filiados, no qual possui em seu escopo o objetivo de propugnar pela unidade da categoria na defesa e na luta das suas reivindicações seja na dimensão econômica, profissional, social, saúde, lazer e ambiental, perpassando pela condição da formação profissional contínua. Apresentamos o II CONCE, atentos à conjuntura política atual do Brasil, que implica em efeitos econômicos, sociais e reflexos na saúde coletiva Brasileira, situação a qual requer debatermos entre a categoria dos profissionais de Enfermagem temáticas como o fortalecimento e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), Defesa dos direitos dos trabalhadores, Valorização do profissional de enfermagem na sociedade e Luta contra a flexibilização e desregulamentação dos direitos trabalhistas. Relevante destacar que nesse sentido, abordaremos os desafios diários desta categoria, buscando identificar as estratégias para superar esta dicotomia. APRESENTAÇÃO 3 O EVENTO De caráter científico e não lucrativo, o CONCE, também tem como finalidade promover a atualização da enfermagem, discutir ações e suas perspectivas sobre o momento atual vivenciado em nosso país, dar visibilidade e promover o reconhecimento da profissão e identificar problemas cuja soluções irão propiciar um serviço de melhor qualidade ao público e livre de riscos para os pacientes e profissionais. O Congresso tem ainda o objetivo de cumprir um papel de extrema importância para a categoria e para a sociedade: fomentar pesquisas e estudos para reverter o crescente índice de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e falhas no processo do cuidado com o aumento da presença dos profissionais de enfermagem em novos ambientes de trabalho, como fábricas, refinarias, plataformas de petróleo, no cuidado domiciliar e outros que vão além do tradicional espaço hospitalar. Sendo assim, um momento de extrema necessidade para que as entidades de classe atuem para mudar esse cenário. Em 2015 o evento teve sua primeira edição realizada em Olinda, em parceria com a Feira HospitalMED, um sucesso de público, com inscrições esgotadas, salas lotadas e conteúdo de qualidade através de palestrantes e convidados nacionais e internacionais. Reafirmando sua missão e considerando o momento em que vivemos convidamos você para conhecer a proposta de realização do II CONCE, agora em São Paulo.

Para maiores informações, acesse o site: www.conce.com.br

Fonte: FNE