13/4/2016

Clínicas da PB são notificadas por preço abusivo de vacina contra H1N1

Quatro clínicas de saúde da rede privada de João Pessoa foram notificadas nesta terça-feira (12) por cobrança de preços abusivos na aplicação das vacinas trivalente e tetravalente contra o vírus H1N1. As notificações ocorreram durante uma fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP).
O órgão disse ter recebido denúncias de que os preços do produto estavam tendo elevação de mais de 50% após a divulgação de um possível surto da gripe no Estado.
“Por enquanto estamos trabalhando com a possibilidade de haver preços abusivos por parte das clínicas particulares, o que é ilegal sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, acrescentou o secretário.
A Paraíba registrou a primeira morte de caso confirmado na tarde da terça-feira (5). Uma mulher de 25 anos morreu em um hospital particular de Campina Grande em decorrência da doença. E na quarta-feira (7) um homem de 46 anos morreu no Hospital Regional de Cajazeiras, no Sertão paraibano, com suspeita de estar infectado com a gripe H1N1.

Para titular do Procon-JP, Marcos Santos, o aumento no preço das vacinas deve ser investigado, principalmente porque se trata de uma questão de saúde.
“Antes dessa maior divulgação dos riscos da H1N1 para a população, o consumidor poderia se vacinar por R$ 70,00, R$ 80,00. De um dia pro outro, se verificou um aumento absurdo, com a vacina passando a custar entre R$ 100,00 e R$ 150,00”, informou o secretário Marcos Santos.
Segundo o Procon-JP, as clínicas têm dez dias para apresentar as três últimas notas fiscais do produto para justificarem o súbito aumento. João Pessoa dispõe de seis clínicas particulares que realizam o procedimento da vacinação, mas apenas quatro estavam disponibilizando esse recurso preventivo, com todas tendo majorado os preços nos últimos dias.

Vacinação na Paraíba

Um lote de vacinas contra a gripe já foi encaminhado para municípios da Paraíba e agora as campanhas de imunização já podem ser iniciadas a critério de cada cidade, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) na segunda-feira (11).
Em Campina Grande e Cabedelo, por exemplo, a campanha começou na segunda-feira (11). De acordo com as secretarias de saúde dos municípios, a primeira etapa da vacinação é destinada as gestantes e trabalhadores de saúde.

Fonte: G1 Paraíba