11/8/2015

Enfermeiros do município de Itapororoca paralisaram as atividades nesta terça-feira

Os enfermeiros do município de Itapororoca paralisaram as atividades nesta terça-feira (11) para mais uma tentativa de acordo com a atual gestão. A decisão foi tomada após um ano e quatro meses de tentativas de negociações sem sucesso com a secretária de Saúde do município e com o prefeito Celso de Morais.

A paralisação teve o intuito de advertir os gestores do município e chamar a atenção para os pedidos feitos pelos enfermeiros e pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba - Sindep.

Estiverem presentes enfermeiras representantes do PSF e enfermeiras concursadas da prefeitura, que estão cedidas ao SAMU. Ao chegar na prefeitura, a categoria e o Sindep foram recebidos pela secretária de Saúde e pelo secretário de Finanças da cidade, mais uma vez o prefeito não participou das negociações.

Na reunião foi apresentada uma proposta ao Sindep e à categoria,que consistia em aumento de 15% do salário bruto e o corte da alimentação e do transporte. A categoria não aceitou a proposta e propôs um aumento de 25% do salário base (sendo este não perdido quando se der a aposentadoria do enfermeiro), inclusos de alimentação e transporte, além do pagamento de 20% da insalubridade, no caso do PSF.

A presidente do Sindep, Eva Vicente, junto aos diretores Emília Targino e Antonio Francisco também participaram de uma audiência na Câmara Municipal de Itapororoca, onde estavam presentes outros sindicatos indignados com o descaso com os funcionários da Saúde e da Educação de Itapororoca. Os mesmos entraram num acordo para lutarem juntos e reivindicarem o mesmo aumento de 25% para todos os funcionários do município que ali estavam sendo representados.

O secretário de Finanças e a secretária de Saúde ficaram de dar uma resposta à contra proposta dos Enfermeiros na quinta-feira (13). O Sindep aguarda a resposta. Em caso de não existir acordo de ambas as partes, o Sindicato do Enfermeiros no Estado da Paraíba entrará com toda documentação necessária para o indicativo de greve.

Fonte: Sindep