13/7/2015

Qualidade no SUS é tema do primeiro dia da 7ª Conferência Municipal de Saúde

Teve início na noite desta sexta-feira (10) a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que reúne a Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa, o Conselho Municipal de Saúde e a sociedade civil organizada com o objetivo de discutir, avaliar e definir prioridades para as políticas públicas em saúde na Capital. A solenidade de abertura aconteceu no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Para a secretária municipal de Saúde, Mônica Rocha, a Conferência simboliza um marco para a saúde pública. “Não podemos falar em SUS se não tivermos controle social, por isso precisamos avançar no combate às desigualdades sociais com a valorização interdisciplinar e aumentar cada vez mais a humanização nos nossos espaços de saúde. A política da saúde não deve estar pautada na doença e sim na promoção e prevenção”, afirmou.

Representando o prefeito Luciano Cartaxo, o secretário de Articulação Política, Adalberto Fulgêncio, destacou as conquistas da saúde em João Pessoa. “Atualmente temos uma grande rede no município, na qual podemos contar com 186 equipes de saúde da família, três Ccentros de Atenção Integral à Saúde, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), quatro grandes hospitais, Academia de Saúde e muito mais. Além de que o SUS não é só serviço, mas é também democracia, mobilização e participação popular”, afirmou.

A representante do Ministério da Saúde, Cátia Maria Barreto, enfatizou a importância da discussão contínua entre gestão e os usuários dos serviços públicos. “É preciso que os movimentos sociais reconheçam as conferências como espaço de debate e, assim, teremos um SUS para todos”, disse.

“A saúde é um direito nosso e estou aqui como militante e usuária para construir, mas também para cobrar. É preciso otimizar o trabalho, mas também precisamos planejar e cobrar”, disse Carolina Vieira dos Santos, representante dos usuários do SUS

Também participaram da solenidade de abertura, representantes dos conselhos nacional, estadual e municipal de saúde; Secretaria Estadual de Saúde (SES); Tribunal de Contas do Estado (TCE); e dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atividades – Na programação do primeiro dia, a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, ministrou uma palestra sobre saúde pública de qualidade. Antes, aconteceu uma encenação do grupo de teatro e cultura popular SUScesso, do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep) da SMS.

Fonte: Thibério Rodrigues