6/7/2015

Sindep e FNE realizam café-da-manhã para reivindicar direitos dos enfermeiros aos deputados federais

O Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba – Sindep, com patrocínio da Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE, realizou na sexta-feira (19) um café-da-manhã em homenagem ao deputado federal Wilson Santiago Filho (PTB/PB) em agradecimento a todo o apoio prestado à classe da Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem).
O evento aconteceu no Nord Imperial Hotel, em Tambaú, na cidade de João Pessoa. Estiveram presentes membros do Sindep, membros da FNE, bem como representantes de outros sindicatos de enfermeiros do Brasil. O café-da-manhã também contou com a presença de deputados federais: o homenageado Wilson Santiago Filho, Rômulo Gouveia (PSD/PB) e Efraim Filho (DEM/PB).
O evento propiciou um momento de conversação entre os membros dos sindicatos presentes junto aos membros da Federação Nacional dos Enfermeiros e deputados federais, a fim de reivindicar os direitos trabalhistas da categoria, a aprovação do projeto de Lei Nacional do Piso Salarial dos Enfermeiros e da PL 2295/00, que dispõe da Regulamentação da carga horária dos trabalhadores de Enfermagem em 30 horas semanais.
O deputado homenageado Wilson Santiago Filho, que preside a frente parlamentar em defesa da Enfermagem nos falou sobre a luta que vem travando para conquistar o real apoio de outros deputados na votação da jornada das 30 horas para a categoria da Enfermagem. “Nós já estamos há um bom tempo trabalhando nisso e é muito importante porque são 15 anos que nós estamos tentando a votação e não conseguimos ainda por falta de apoio de alguns setores que apóiam na teoria, mas na hora de votar no plenário não apóiam. Eu fui reeleito Presidente da Frente da Enfermagem e pra mim é uma alegria muito grande porque assim nosso trabalho está sendo reconhecido. É mais do que justo uma jornada de 30 horas, até porquê outras profissões já tem essa jornada e eles tem um desgaste muito grande e merecem essa nivelação de tudo aquilo que eles fazem pelo Brasil, e o Brasil precisa fazer alguma coisa por eles.”
O deputado Rômulo Gouveia falou da importância das instituições sindicais na luta pelos direitos trabalhistas. “Eu acho que a instituição sindical é muito importante porque ela reúne a categoria e além de tudo ela levanta as bandeiras. Essa questão da jornada do trabalho é uma bandeira que o Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba vem lutando junto ao Congresso, à Câmara, deputados e outros pleitos. No meu caso específico, eu venho de outros movimentos, como o movimento estudantil e o movimento comunitário e eu sei a exata importância das organizações das instituições.”
“Quando você age unido, você se torna muito mais forte do que individualmente. Essa capacidade de mobilização através de sindicatos, federações e confederações permite que você seja mais eficiente na busca dos seus objetivos e tratando basicamente do parlamento, que é uma casa de leis, uma casa do povo, mas é também uma casa onde está representada a sociedade brasileira e onde existem naturalmente disputas de interesses legítimos, do trabalhador, do setor produtivo, do governo e da sociedade, às vezes ao lado do governo, às vezes não. Então é importante ter essa representação sindical para buscar os pleitos de seu interesse e fazer um convencimento mais forte dos parlamentares.” Complementou o deputado Efraim Filho.
Rômulo Gouveia também citou a força que o evento oferecido pelo Sindep e pela FNE propiciou à luta da jornada das 30 horas semanais. “Esse encontro de hoje veio também para fortalecer a questão da jornada de trabalho de 30 horas, que é uma bandeira que vamos nos unir com os líderes e as bancadas. Aqui estamos com representação de vários estados e cada sindicato deve se concentrar em seus parlamentares para que possamos votar e aprovar esse pleito que eu acho mais do que justo.”
Sobre as atividades do Sindep, o deputado Efraim Filho finaliza falando da força que o sindicato paraibano tem para lutar pelos enfermeiros paraibanos. “A Paraíba é muito ativa, as dirigentes daqui são sempre muito dedicadas e comprometidas com a sua missão. Não foram poucas as vezes que tivemos a oportunidade de encontrá-las, recebemos as visitas delas em nossos gabinetes, e sempre trazendo consigo seus pleitos, a sua cartilha com os pedidos e com a bandeira da Paraíba sempre ali muito forte. A bancada da Paraíba, hoje, sabe que está bem representada a nível nacional com a nossa representação local do Sindep.”
O evento teve seu término com a entrega da placa em homenagem ao deputado federal Wilson Santiago Filho, pelas mãos da presidente do Sindep, Eva Vicente e da presidente da FNE, Solange Caetano.

Fonte: Sindep